Pequenos gestos, GRANDES MUDANÇAS
Reduzir consumos de água, energia e outros consumíveis. Promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte de todos os utilizadores dos edifícios do Ministério da Saúde. São estes os principais objetivos da nova Campanha de Sustentabilidade do Ministério da Saúde para 2017/2018, desenvolvida pela ACSS.
Os gestos são simples: desligar a água enquanto ensaboamos as mãos, apagar as luzes quando temos iluminação natural, ou mesmo desligar o computador quando deixamos o nosso local de trabalho. Todos eles são exemplos de boas práticas e inserem-se na mais recente campanha de sustentabilidade do setor da saúde, com o lema “Ajude o planeta, defenda o futuro”.
A nova edição, que corresponde a uma atualização da campanha desenhada em 2013 pelo Centro Hospitalar Cova da Beira, apresenta um grafismo renovado, e é uma mais-valia para garantir o cumprimento das metas estabelecidas para 2017: reduzir em 20% o consumo de energia (elétrica e gás) e em 14% o consumo de água e a produção de resíduos.
A campanha de sustentabilidade, a decorrer em todas as instituições públicas de saúde, será implementada em quatro fases distintas que incidem não só no despertar o interesse da comunidade para os pequenos gestos, mas também na sensibilização para a realidade dos custos, apelando à mudança e à aplicação de gestos de poupança.
A apresentação da nova imagem decorreu no dia 31 de outubro, em Viseu, numa sessão que reuniu os Gestores Locais de Energia e Carbono (GLEC), das várias entidades públicas pertencentes às Regiões de Saúde do Norte e Centro, bem como aos representantes dos Conselhos de Administração das entidades hospitalares e da Direção Executiva dos Agrupamentos de Centros de Saúde.
Durante o evento foram ainda destacadas as medidas que têm sido aplicadas pelas regiões de saúde do norte e do centro, que contribuíram para a redução genérica dos consumos e custos de energia elétrica e de água.
A equipa do Plano Estratégico do Baixo Carbono e Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (PEBC & ECO.AP) da ACSS, responsável pelo desenvolvimento da iniciativa, garante que o balanço da implementação destes mecanismos de consciencialização e sensibilização tem sido positivo.
Para Isabel Lança, GLEC da região de saúde do Centro, o trabalho tem de ser de todos: “engenheiros, médicos, enfermeiros e administrativos. Cada um de nós pode melhorar a sua eficiência individual naquilo que faz e essa tem de ser a mensagem”.
A nova campanha já garantiu um lugar de destaque na saúde, ao ser distinguida como um exemplo de boa prática na área da sustentabilidade e da eficiência, no evento ECO.AP Summit, que decorreu no dia 20 de novembro de 2017 em Lisboa.
Proteja o planeta, defenda o futuro!
O papel do PEBC & ECO.AP
Sabia que...
