Ramo de engenharia sanitária
Licenciaturas em Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Química e ramo de Engenharia Sanitária da licenciatura em Engenharia do Ambiente.
Ramo de farmácia

Licenciaturas em Ciências Farmacêuticas e antigas licenciaturas em Farmácia e Ciências Farmacêuticas (opção A e ramo A).
Ramo de física hospitalar

Licenciaturas em Física, Físico-Químicas e Engenharia Física.
Ramo de genética

Licenciaturas em Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Química e antigas licenciaturas em Farmácia e Ciências Farmacêuticas (opção B e ramo B e opção C e ramo C).
Ramo de laboratório

Licenciaturas em Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Química, Química Aplicada, Química Tecnológica e antigas licenciaturas em Farmácia e Ciências Farmacêuticas (opção B e ramo B e opção C e ramo C).
Ramo de nutrição

Licenciatura em Ciências da Nutrição, em Dietética e em Dietética e Nutrição.
Ramo de psicologia clínica

Licenciatura em Psicologia e em Psicologia Clínica.
Ramo de veterinária

Licenciatura em Medicina Veterinária.
O ingresso na carreira faz-se pela categoria de assistente, mediante concurso de avaliação curricular entre os profissionais habilitados com o grau de especialista do respetivo ramo de atividade, o qual se obtém mediante frequência de estágio de especialidade, com uma duração variável de dois a quatro anos.
Os procedimentos de recrutamento observam o disposto no Decreto-Lei n.º 213/2000, de 2 de setembro, e obedecem aos princípios de liberdade de candidatura, igualdade de condições e de igualdade de oportunidades para todos os candidatos.
A autorização de recrutamento é decidida pelo dirigente máximo do órgão ou serviço e é feita por procedimento concursal publicitado, designadamente, através de publicitação na 2.ª série do Diário da República.
A avaliação de desempenho aplicável a estes profissionais é a prevista no diploma que fixa o sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública.