Referenciação
Os utentes podem ser propostos para as respostas da RNCCI de duas formas:
1. Se estiverem internados em hospital do Serviço Nacional de Saúde, através do serviço onde se encontram internados.
- Os profissionais de saúde do serviço do Hospital onde se encontra internado referenciam os utentes para potencial ingresso na RNCCI.
- A proposta de referenciação é enviada à Equipa de Gestão de Altas (EGA) do Hospital, a qual deve avaliar e confirmar toda a informação até ao momento da alta.
- Após confirmação da informação, a EGA envia a proposta para a Equipa Coordenadora Local (ECL)
2. Se estiverem na comunidade (domicílio, hospital privado ou noutras instituições ou estabelecimentos)
- A referenciação é efetuada pelos profissionais de saúde das unidades de saúde familiar (USF) e das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) dos Agrupamentos de Centros de Saúde.
- A proposta de referenciação é enviada à ECL.
- Se estiver (ou conhecer alguém que esteja) em situação de dependência que precise de cuidados continuados de saúde e/ou apoio social, deve contactar qualquer profissional das unidades de cuidados na comunidade (UCC) para que seja feita a sinalização às USF e UCSP dos doentes com potencial de referenciação para a RNCCI.
Os utentes podem ser propostos para as unidades e equipas de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental (CCISM) da seguinte forma:
1. Se estiverem internados em hospital do Serviço Nacional de Saúde através do Serviço Local de Saúde Mental, hospital ou centro hospitalar psiquiátrico onde se encontre.
- Os profissionais de saúde do serviço/hospital onde se encontra internado referenciam os utentes para potencial ingresso na RNCCI.
2. Se estiverem na comunidade (domicilio, hospital privado ou outro local de residência)
- São referenciados pelos profissionais de saúde das Unidades Funcionais (USF ou UCSP) dos Agrupamentos de Centros de Saúde.
- A proposta de referenciação é apresentada pelos profissionais dos serviços hospitalares ou unidades funcionais acima referidos à ECL.
3. Os utentes que se encontrem em instituição psiquiátrica do setor social
- São referenciados pelo próprio serviço.
4. Crianças e adolescentes (5 aos 17 anos)
- As crianças e adolescentes (5 aos 17 anos) que se encontrem em serviços ou unidades de saúde mental da infância e da adolescência são referenciados por este serviço ou unidade.
- A proposta de referenciação é apresentada pelos profissionais das instituições psiquiátricas do setor social e dos serviços ou unidades de saúde mental da infância e da adolescência à Equipa Coordenadora Regional (ECR).