Coronavírus: Recomendações a seguir

No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus, designado por COVID-19, a ACSS aconselha a consulta ao microsite da Direção-Geral da Saúde (DGS), disponível em https://covid19.min-saude.pt/, que apresenta em destaque as últimas atualizações e recomendações sobre este surto, de modo a reduzir as possibilidades de contágio.

Poderão ainda encontrar informação sobre as novas orientações e a evolução da situação portuguesa e internacional, assim como materiais de divulgação e um conjunto de perguntas frequentes com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta matéria.

A adoção das medidas preventivas, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, é fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença, nomeadamente:

  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço ou manga;
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes ou após se terem utilizado transportes públicos ou frequentado locais com grande afluência de público;
  • Lavar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies em casa e no local de trabalho;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória e manter distanciamento social.
Published on 11/3/2020

imagem do post do Coronavírus: Recomendações a seguir