ACSS participa no projeto Cuidar de quem Cuida

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em conjunto com a MAZE e o CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, é parceira do projeto Cuidar de quem Cuida, que pretende formar, capacitar e acompanhar 240 cuidadores informais da região Norte.

Nessa qualidade, a ACSS irá acompanhar a sua implementação, com o objetivo de avaliar os resultados de novas abordagens ao apoio de cuidadores informais.

O projeto, que se inicia a partir do dia 1 de outubro, é promovido e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela José de Mello Saúde, sendo o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, o responsável pela sua implementação.

Cuidar de Quem Cuida é financiado através de Títulos de Impacto Social, um instrumento promovido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, criada no âmbito do Portugal 2020, sendo o primeiro Título de Impacto Social na área da saúde em Portugal e o primeiro no mundo ao nível do apoio a cuidadores informais.

Recorde-se que a relevância do papel do cuidador informal foi reconhecida com a aprovação do seu Estatuto na Assembleia da República, a 5 de julho de 2019.

 

Nota de Imprensa da EMPIS

 

 

Published on 30/9/2019

imagem do post do ACSS participa no projeto Cuidar de quem Cuida