Saúde apresenta medidas do programa Simplex +

Teve hoje lugar no auditório do INFARMED uma sessão de trabalho SIMPLEX + | Chave móvel digital, que contou com a presença das ministras da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva e da Saúde, Marta Temido.
Neste encontro foram apresentadas as medidas do programa Simplex mais emblemáticas da área da saúde pela ACSS, INFARMED e SPMS, algumas das quais já estão implementadas, outras em processo de implementação. O vogal da ACSS, Ricardo Mestre apresentou os objetivos de duas medidas centrais ao processo de simplificação e desmaterialização na saúde, o projeto SIGA SNS (Sistema Integrado de Gestão do Acesso no SNS) e o projeto Cédula Profissional Eletrónica.

A ULS do Alto Minho deu a conhecer as principais medidas de simplificação implementadas nas suas unidades na área do espaço solidário hospitalar. Diversas entidades de saúde do SNS assinaram protocolos com a Agência de Modernização Administrativa, tendo em vista a disponibilização de serviços através da chave móvel digital.

De referir também que, o acesso ao Portal SNS passa a exigir a partir de segunda-feira, dia 20 de maio, a chave móvel digital ou cartão do cidadão, sendo o primeiro serviço público a condicionar a sua plataforma a este procedimento de autenticação.

Recorde-se que o programa SIMPLEX tem como objetivo envolver os profissionais da Administração Pública na definição de medidas de simplificação e modernização administrativa, a partir da identificação de problemas concretos na prestação de serviços públicos.

Programa da sessão disponível aqui.

 

 

 

Published on 17/5/2019

imagem do post do Saúde apresenta medidas do programa Simplex +