Via de Acesso Integrado no SNS arranca em Barcelos

Teve início em 9 de agosto a operacionalização do VAI – Via de Acesso Integrado no Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, data em que a equipa da Unidade de Gestão do Acesso da ACSS realizou a primeira sessão de enquadramento, apresentação e formação do projeto.

O VAI resulta do Sistema Integrado de Gestão de Acesso SNS (SIGA), regulado pela Portaria n.º 147/2017, de 27 abril,  que prevê a criação do Título de Acesso Integrado, um documento digital que caracteriza o acesso aos cuidados de saúde no SNS e que serve de referenciação clínica para as várias instituições.

O projeto, em fase de implementação e testes, consiste na referenciação realizada pelo hospital do utente, para a unidade cuidados de saúde primários onde este está inscrito.

A sessão, realizada em parceria com a SPMS e com a participação ativa do corpo clínico e de enfermagem, decorreu no Hospital Santa Maria Maior e em três Unidades de Saúde Familiar (USF) do ACES Barcelos/Esposende (USF Calécia, USF Santo António e USF São Brás.

Seguem-se os testes tecnológicos em sala e a colocação do novo sistema em produção, previstos para a semana de 14 a 18 de agosto.

 

O VAI será implementado em 5 fases:

▪ Disponibilização do VAI nos Hospitais para os Cuidados de Saúde Primários;

▪ Disponibilização do VAI nos Hospitais para outros Hospitais e intra-hospitalar;

▪ Disponibilização do VAI nos Cuidados de Saúde Primários para Hospitais;

▪ Disponibilização do VAI nos Hospitais e nos Cuidados de Saúde Primários para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados;

▪ Disponibilização do SNS24 para os Cuidados de Saúde Primários e para os hospitais;

Publicado em 10/8/2017

imagem do post do Via de Acesso Integrado no SNS arranca em Barcelos