Acesso a Área de Especialização

Nos termos do regime vigente, a colocação em especialidade médica é realizada com base na classificação obtida pelo médico na Prova Nacional de Seriação, que se realiza, uma única vez, no 4.º trimestre de cada ano civil.

Para efeitos de concretização da colocação em referência, é elaborado um mapa de vagas organizado por especialidade médica e correspondentes organismos de saúde, posteriormente divulgado nesta área e em Diário da República.

 

Destaques
25.05.2018

Torna-se pública a lista ordenada de candidatos ao processo de escolhas da área de especialização, a realizar no âmbito do procedimento concursal de ingresso no Internato Médico.

Os candidatos interessados em alterar o local de escolha da especialidade devem remeter e-mail exclusivamente para o canal im@acss.min-saude.pt até 28 de maio (inclusive) com os dados seguintes:

  • nome completo;
  • n.º de cédula profissional ou n.º de inscrição da candidatura no procedimento concursal;
  • novo local de escolha.

Os pedidos apresentados em data posterior não serão considerados.

Oportunamente proceder-se-á à divulgação do mapa de vagas e do cronograma do processo de escolhas.

Todas as exposições relativas ao Internato Médico devem ser remetidas exclusivamente para o canal im@acss.min-saude.pt.

22.05.2018

Torna-se pública a lista de colocações e de desistências relativa ao procedimento excecional realizado a 15 de maio de 2018 na ACSS, I.P., ao abrigo da Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho.

Todas as exposições relativas ao Internato Médico devem ser remetidas exclusivamente para o canal im@acss.min-saude.pt.

11.05.2018

Na sequência da realização do sorteio para dirimir os empates constantes da lista definitiva de resultados da PNS realizada em novembro de 2017, conforme a nossa publicitação de 2 de maio de 2018, divulga-se informação que permite identificar os resultados obtidos da aplicação daquele sorteio.

A lista ordenada de candidatos a convocar ao processo de escolhas da área de especialização, bem como outras informações relevantes, serão divulgadas até ao final do presente mês de maio, nesta mesma área.

Todas as exposições relativas ao Internato Médico devem ser remetidas exclusivamente para im@acss.min-saude.pt.

11.05.2018

Informam-se os candidatos ao procedimento concursal de ingresso no IM 2018 que a alteração  do local indicado para escolha da especialidade deve ser solicitada a estes Serviços até ao próximo dia 15 de maio (inclusive).

Os candidatos devem remeter e-mail exclusivamente para im@acss.min-saude.pt, com indicação do nome completo, novo local de escolha, número de cédula profissional ou número de inscrição da respetiva candidatura no procedimento concursal.

09.05.2018

Torna-se público que, por despacho do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, datado de 9 de maio de 2018, o procedimento excecional no âmbito da Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho, decorrerá no próximo dia 15 de maio, entre as 10:00H e as 17:00H  no Auditório da ACSS, I.P., sita na Avenida do Brasil, 53, Edf. 16, 1700-063, Lisboa, conforme convocatória que será remetida pela via eletrónica.

Divulgam-se a lista ordenada de médicos elegíveis e o respetivo mapa de vagas.

Todas as exposições relativas ao Internato Médico devem ser remetidas exclusivamente para o canal im@acss.min-saude.pt.

02.05.2018

Informam-se os candidatos do Concurso IM 2018 (vertente Formação Especializada) de que o sorteio público para dirimir os empates verificados na lista de classificação final obtida na Prova Nacional de Seriação efetuada em novembro de 2017, realizar-se-á  nas instalações da ACSS (Auditório), sitas no Parque da Saúde de Lisboa, Edifício 16, Avenida do Brasil, n.º 53, Lisboa, no próximo dia 3 de maio, pelas 15:30 horas.

Todas as exposições relativas ao Internato Médico, inclusive o procedimento concursal de ingresso ora a decorrer, devem ser remetidas, exclusivamente para o canal: im@acss.min-saude.pt.

15.03.2018

Nos termos do procedimento de massa com o n.º 294/18.5 ELSB faz-se o devido Anúncio conforme despacho judicial constante daqueles autos:

“A Dra. Lina Costa, Juíza deste Tribunal:

FAZ SABER que nos autos de Procedimentos de Massa, supra identificados, que se encontram pendentes neste Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, 1.ª unidade orgânica, são os interessados / candidatos constantes da lista definitiva, infra, publicada no âmbito do procedimento excecional, publicitado através da Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho, nos termos do Aviso n.º 9609/2014, publicado no DR 2º Série, n.º 162, de 25 de agosto, CITADOS, para no prazo de quinze (15) dias, se constituírem como contra-interessados no processo acima identificado [nos termos do n.º 5 do art. 81.º, por força do disposto na alínea b) do n.º 1 do art.º 97.º, ambos do Código do Processo nos Tribunais Administrativos (CPTA)] (…)” – para mais informação, consulte o documento.

 22.01.2018

Nos termos do procedimento de massa com o n.º 2695/17.7BELSB, faz-se o devido Anúncio conforme despacho judicial constante daqueles autos:

“A Dra. Elisabete Maria Oliveira da Cunha Juiz de Direito da 5.ª Unidade Orgânica deste Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, FAZ SABER, que nos autos de Procedimentos em Massa, acima identificados, que se encontram pendentes neste tribunal, são os contrainteressados, abaixo indicados, CITADOS, para no prazo de DEZ (10) DIAS se constituírem como contrainteressados no processo acima indicado, nos termos dos n.ºs 5 e 6 do art.º 81.º e art.º 99.º, n.º 5, alínea c) do Código de Processo nos Tribunais Administrativos, cujo objeto do pedido consiste (para mais informação, consulte o documento)

14.12.2017

Aviso

Nos termos da providência cautelar decretada no Processo n.º 686/17.7BECBR, é:

“(…) suspensa a eficácia da deliberação do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., de 2 de novembro, que determinou a exclusão da Requerente do procedimento excecional de colocação criado pela criado pela Portaria 206/2017, de 7 de julho, publicada em Diário da República, 1.a série, n.º 130, de 7 de julho de 2017.”

Através do presente anúncio, e nos termos do despacho judicial proferido, procede-se à citação dos contra-interessados seguintes, para efeitos do regime dos artigos 128.º e seguintes do Código do Processo nos Tribunais Administrativos:
 
Ana Carolina Lopes Manco
Ana Catarina Cunha Paris Lima
Ana Eloísa Pinto Ribeiro
Ana Filipa Cerqueira Ribeiro
Ana Luísa Fonseca e Paiva
Ana Martins Neves
Ana Rita Bernardino da Silva
Ana Rita Henriques Gomes
Ana Sofia Bastos de Carvalho
André Augusto de Oliveira Matos Gonçalves
Andrea Bevin Rodriguez
Antónia da Conceição Fernandes Cardoso Calenga
António Freitas Pinheiro
António Luís Sequeira Rebolo
Bruno da Silva Pedro
Carla Aurora Oliveira Pereira
Carlos Andrés Pérez Roa
Carlos Eduardo Canelas e Cadavez
Dagmar Emanuel Gonçalves Quintaneiro
David Alberto Novais da Costa
Diana Andrade Silva
Dinis José Viegas Calçada
Estevão Soares dos Santos
Flávio Bruno Oliveira Rodrigues
Gizela Maria Lopes Pontes
Gloriana Maria de Lourdes Hanjan
Helena José Gomes Fernandez
Heliodoro Guerreiro Coelho Manuel
Iryna Skyba
Jacquie Dolores Monteiro Morais
Joana Gaspar Gamelas Ferreira de Carvalho
João Pedro de Almeida Porto
João Pedro Sousa Silva
Joaquim Jorge Faria Ribeiro de Freitas
Jorge Bruno Fernandes Pereira
Liudmyla Vasylieva
Lorena Lozano Real
Luís Carlos Sá Paiva Loureiro
Marcela Goiana Tejera
Marco Alexandre Simões Lopes Martins Pereira
Marcos André dos Santos Mesquita
Margarida de Oliveira Calado Clamote
Maria Carolina Soares Fernandes Lopes
Maria Inês Soares Fernandes Lopes
Maria João de Almeida e Silva Fernandes
Maria Luís Saldanha Pombo Guerra
Maxim Suleac
Mileydy Valencia Loaiza
Mónica Elisabete da Silva Cunha
Nédia Andreia da Conceição Sampaio
Nataliya Dobryanska
Nuno Alexandre Guerreiro da Silva Estradas
Osvaldo Emanuel Vieira de Andrade Cunha
Pamela Alejandra Giraldo Zapata
Paula Isabel Mesquita Pinheiro
Pedro Miguel de Almeida Lopes
Rui Carlos Santos de Freitas
Samuel Tiago Fraga Salvador
Sandy Marcela Granados Andrade
Sara Daniela Braga Brandão Lopes
Seco Fati
Serghei Pylchenko
Sergii Bevz
Sílvia Carla da Silva Freitas Arroja
Teresa Margarida da Silva Freitas Carvalho
Vadym Khapko
Valdyslay Muzyka
Vanessa Frazoa Cabral
Yannick Miguel Soares da Gama
 
15.11.2017

No âmbito do procedimento excecional de colocação numa área profissional de especialização para os médicos que, na sequência da admissão da candidatura ao procedimento concursal de ingresso no Internato Médico 2015 (Aviso de Abertura n.º 9609/2014, publicado em Diário da República, 2.ª Série, n.º 162, de 25 de agosto), iniciaram o Ano Comum e que, por falta de vaga, não acederam à formação especializada, divulga-se, nos termos da Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho, a lista das manifestações de interesse apresentadas dentro do prazo e através do formalismo previsto para o efeito.

Na sequência da análise realizada às alegações apresentadas em sede de audiência prévia, a lista assume caráter definitivo.

As dúvidas / exposições devem ser remetidas exclusivamente pela via eletrónica, para o canal: im@acss.min-saude.pt.

25.08.2017

No âmbito do procedimento excecional de colocação numa área profissional de especialização para os médicos que, na sequência da admissão da candidatura ao procedimento concursal de ingresso no Internato Médico 2015 (Aviso de Abertura n.º 9609/2014, publicado em Diário da República, 2.ª Série, n.º 162, de 25 de agosto), iniciaram o Ano Comum e que, por falta de vaga, não acederam à formação especializada, divulga-se, nos termos da Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho, a lista das manifestações de interesse apresentadas dentro do prazo e através do formalismo previstos para o efeito.

Da referida lista constam os interessados a admitir ao procedimento excecional (alínea a)), bem como os interessados que, nos termos do n.º 1, do artigo 1.º, da referida Portaria, não reúnem as condições para comparecer ao procedimento.
Da lista cabe reclamação a apresentar no prazo de dez dias úteis, exclusivamente através de e-mail dirigido para o canal im@acss.min-saude.pt, com o assunto: “Procedimento excecional (Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho – nome do(a) candidato(a)”, até o próximo dia 8 de setembro de 2017 (inclusive).

11.07.2017

No âmbito do procedimento excecional de colocação numa área profissional de especialização para os médicos que, na sequência da admissão da candidatura ao procedimento concursal de ingresso no Internato Médico 2015 (Aviso de Abertura n.º 9609/2014, publicado em Diário da República, 2.ª Série, n.º 162, de 25 de agosto), iniciaram o Ano Comum e, por falta de vaga, não acederam a essa formação, divulga-se, nos termos da Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho, formulário para manifestação de interesse.

O formulário deve ser preenchido em conformidade e remetido à ACSS, exclusivamente em anexo a e-mail dirigido para o canal im@acss.min-saude.pt, com o assunto: “Procedimento excecional (Portaria n.º 206/2017, de 7 de julho – nome do(a) candidato(a)”, até o próximo dia 24 de julho.

30.06.2017

Informam-se todos os candidatos que se encontra publicada a lista definitiva de colocados, relativa ao Concurso IM 2017-FE,  homologada por deliberação do Conselho Diretivo de 30 de junho de 2017.

Lista definitiva de colocados relativa ao Concurso IM 2017 – Ingresso em área de especialização

27.06.2017

Na sequência da publicação da lista  provisória de colocados no âmbito do Concurso IM2017-FE, publicita-se a lista dos candidatos e respetivas entidades de colocação que , nos termos do disposto nas alíneas c) e d)  do artigo 80º, da Portaria n.º 224-B/2015, de 29 de julho, iniciarão a formação especializada no próximo dia 3 de julho de 2017, produzindo efeitos a 1 de julho de 2017.

22.06.2017

Torna-se pública a lista provisória de colocados na formação especializada, resultante do processo de escolhas efetuado no âmbito do procedimento concursal de ingresso no IM 2017, que decorreu no mês de junho de 2017.

Mais se informa que os candidatos podem apresentar reclamação, exclusivamente através de envio de e-mail para o canal: im@acss.min-saude.pt.

O prazo para apresentação de reclamação finda às 23:59h do próximo dia 29 de junho.

Após apreciação das reclamações a lista definitiva é publicitada com a maior brevidade possível.

20.06.2017

Informam-se os candidatos ao ingresso em especialidade médica, no âmbito do Concurso IM 2017, que foram preenchidas, durante o período da manhã de 20 de junho, as vagas constantes no mapa divulgado no portal da ACSS e em Diário da República, dando-se, assim, por concluído o processo de escolhas de especialidade inerentes ao concurso referido.

Mais se informa, que os restantes candidatos constantes em lista para efeitos de escolha de especialidade até final do dia de hoje e dia 21 de junho, ficam dispensados de comparecer nos respetivos locais de escolha.

19.06.2017

Avisam-se os candidatos convocados para o processo de escolha da área profissional de especialização, no âmbito do IM 2017-FE, constantes na lista para o dia 19 de junho, que indicaram como local de escolha a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que, por motivos de ordem técnica, deverão dirigir-se às instalações da ACSS, situadas no Parque de Saúde de Lisboa –  Av. do Brasil nº 53, Edf. 16 (Auditório).

05.06.2017

Torna-se pública a ata do sorteio para desempate dos candidatos ao procedimento concursal de ingresso no IM 2017, o qual ocorreu no dia 16 de maio de 2017, pelas 14:30 horas, no Auditório da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., sito no Parque da Saúde de Lisboa, Avenida do Brasil, Número 53, Edifício 16.

05.06.2017

Informam-se os candidatos do procedimento concursal de ingresso no IM 2017, que podem consultar a vagas disponíveis aqui.

02.06.2017

São republicados o mapa de vagas e a lista dos candidatos ao processo de escolhas a iniciar no próximo dia 5 de junho.

Mais se esclarece os candidatos à formação especializada, que pertencem ao contingente que reúne condições para iniciar a mesma em julho de 2017, de que, sem prejuízo dos direitos existentes em função das respetivas situações particulares perante o procedimento concursal ora a decorrer, e para efeitos de permitir uma escolha informada e transparente, no mapa de vagas da especialidade de MGF consta informação adicional sobre as vagas e locais de colocação totalmente disponíveis para iniciar a formação especializada no primeiro dia útil de julho de 2017, por reunirem plenas condições para o efeito.

31.05.2017

Informam-se os convocados ao processo de escolhas, a realizar no âmbito do procedimento concursal de ingresso no IM 2017,  que o mapa de vagas, num total de 1758,  pode ser consultado aqui.

O mapa foi divulgado no  passado dia 26 de maio, em Diário da República, tendo sido objeto de alterações que agora se tornam, também, públicas.

As alterações referidas serão publicadas em Diário da República com a maior brevidade possível.

31.05.2017

Informam-se os candidatos do procedimento concursal de ingresso no IM 2017 que o respetivo processo de escolhas de especialidade irá decorrer no período de 05 a 21 de junho de 2017, nos locais indicados no Aviso de Abertura n. 10879-A/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 167, de 31 de agosto, alterado pelo Aviso n.º 14511-A/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 18 de novembro, conforme a escolha feita pelos candidatos.

Divulga-se, para os devidos efeitos, o calendário do processo de escolhas e a lista de candidatos, organizada pela nota da Prova Nacional de Seriação, complementada com informação do local de escolha.

Relativamente às vagas da especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF), de acordo com as informações disponibilizadas pelas respetivas Coordenações, informam-se os candidatos que reúnam as condições para ingresso na área de especialização em Julho de 2017 (ou seja, os candidatos que tenham, até à data da escolha, concluído com aproveitamento, o Ano Comum) que, no respetivo mapa, as vagas assinaladas com a referência ao mês de julho são aquelas em que o início da formação especializada ocorre nesse mês, sendo que, quanto às demais a formação só terá o seu início de janeiro de 2018.

Informam-se os candidatos ao Concurso Internato Médico 2017 que, a partir da presente data, não serão autorizados pedidos de alteração dos locais de escolha constantes da lista agora divulgada.

11.05.2017

Informam-se os candidatos do Concurso IM 2017-FE que o sorteio, para dirimir os empates verificados na lista de classificação final obtida na Prova Nacional de Seriação efetuada em novembro de 2016, realizar-se-á  nas instalações da ACSS (Auditório), sitas no Parque da Saúde de Lisboa, Edifício 16, Avenida do Brasil, n.º 53, Lisboa, no próximo dia 16 de maio, pelas 14:30 horas.

16.03.2017

Divulga-se a listagem dos exames de avaliação final e respetivas datas, a qual será atualizada à medida que forem comunicadas, a esta Administração Central do Sistema de Saúde, as datas dos exames que ainda não constam da mesma.

29.06.2016

Informam-se todos os candidatos que se encontra publicada a lista definitiva de colocados, relativa ao Concurso Internato Médico 2016:

Lista definitiva de colocados relativa ao Concurso IM 2016 – Ingresso em área de especialização (págs. 1 a 34)

Lista definitiva de colocados relativa ao Concurso IM 2016 – Ingresso em área de especialização (págs. 35 a 77)

21.06.2016

Os candidatos podem reclamar da lista provisória de colocados agora divulgada, relativa ao Concurso Internato Médico 2016 (ingresso em formação específica, até às 23h59m do próximo dia 28 de junho (terça-feira) através do email: im@acss.min-saude.pt, sendo a lista final de colocados (homologada), divulgada no site da ACSS, no dia 29 de junho (cfr. n.º 5 do artigo 35.º do Regulamento do Internato Médico aprovado pela Portaria n.º 224-B/2015, de 29 de julho).

20.06.2016

Informam-se os candidatos a ingresso em especialidade médica no âmbito do Concurso IM 2016, que foram preenchidas, durante o período da manhã de 20 de junho, as vagas constantes em mapa divulgado no site da ACSS e em Diário da República, dando-se, assim, por concluído o processo de escolhas de especialidade inerentes ao concurso referido.
Mais se informa, que os restantes candidatos constantes em lista para efeitos de escolha de especialidade até final do dia de hoje, ficam dispensados de comparecer nos respetivos locais de escolha.

03.06.2016

Informam-se os candidatos que, por despacho do Secretário de Estado da Saúde, de 03 de junho, a ACSS procedeu à retirada de uma vaga de Endocrinologia/nutrição do Hospital das Forças Armadas (HFAR), polo de Lisboa, no âmbito do processo de escolhas de especialidade do Concurso IM 2016, em curso, ao abrigo do Protocolo celebrado com o Ministério da Defesa Nacional, publicado pelo Aviso n.º 2841/2013, de 27 de fevereiro, em DR, II série n.º 41, que prevê que “as capacidades formativas relativas aos Hospitais Militares, que vierem a ser reconhecidas pela Ordem dos Médicos, serão atribuídas prioritariamente aos médicos militares.”

27.05.2016

Lista de candidatos a escolha de especialidade – Concurso IM 2016 – FE (atualizada)

Calendário para escolhas de especialidade – Concurso IM 2016 (atualizado)

Informam-se os candidatos ao Concurso Internato Médico 2016, que após a divulgação da lista de candidatos, em 13 de maio, para efeitos de escolha de especialidade no período de 1 a 20 de junho, foi a mesma atualizada, tendo sido retirados os candidatos em relação aos quais a ACSS recebeu informação de pedido de rescisão do respetivo contrato (remetida pelos organismos de saúde ou pelas ARS), o que implicou a reordenação dos candidatos, mantendo-se, todavia, os respetivos dia e período (manhã/tarde) de escolha, já divulgados.
Informa-se, por último, que, a partir da presente data não serão autorizados pedidos de alteração dos locais de escolha constantes da lista agora divulgada.

25.05.2016

Mapa de vagas do Concurso Internato Médico 2016 – Ingresso em área de especialização (nova versão)

Informam-se os candidatos ao Concurso Internato Médico 2016 que o mapa de vagas divulgado no passado dia 18 de maio, foi alterado, pelo que se divulga a nova versão do mapa (com um total de 1.676 vagas) que foi hoje remetido para publicação em Diário da República. Podem os candidatos consultar as alterações aqui.

18.05.2016

Mapa de vagas de especialidade do concurso Internato Médico 2016 

13.05.2016

Informam-se os candidatos do Concurso IM 2016, que o respetivo processo de escolhas de especialidade irá decorrer no período de 01 a 20 de junho de 2016.

Divulga-se o calendário, locais e lista de distribuição de candidatos para realização da referida escolha de especialidade, sobre a qual pode ser apresentada reclamação até dia 16 de maio, através do e-mail im@acss.min-saude.pt.”

Informam-se ainda os candidatos, que em caso de empate para efeitos de escolha da especialidade,  o sorteio previsto no n.º 2, do artigo 44.º, da Portaria n.º 251/2011, de 24 de junho (aplicável por força da norma transitória prevista no n.º 2, do artigo 79.º, da Portaria n.º 224-B/2015, de 29 de julho), será presidido por elemento de um dos órgãos do internato médico, a designar pela ACSS, que elabora a respetiva ata, e realizar-se-á nas instalações da ACSS, I.P. (Auditório) sitas no Parque da Saúde de Lisboa, Edifício 16, Avenida do Brasil em Lisboa, no dia 17 de maio, pelas 10 horas.

 

imagem do post do Acesso a Área de Especialização