Concurso de Ingresso

O procedimento concursal, para ingresso no Internato Médico, obedece aos requisitos, condições e tramitação que constam do Regulamento do Internato Médico e termos constantes do respetivo aviso de abertura.

A candidatura ao Internato Médico é efetuada mediante preenchimento de formulário eletrónico, devendo o candidato consultar o manual de apoio ao processo de candidatura que se encontra disponível nesta área.

 


 

 

Destaques
 

06.09.2018

Divulga-se o Despacho que aprova os processos que procedem à normalização, entre as escolas médicas, das classificações obtidas na licenciatura ou no mestrado integrado em medicina, para efeitos de aplicação no procedimento concursal de ingresso no Internato Médico (IM), os quais constam do Anexo ao presente Despacho e do qual faz parte integrante.

Torna-se público que o Aviso de Abertura n.º 12497-B/2018 foi anulado através do Aviso n.º 12802-X/2018. O procedimento concursal de ingresso no IM 2019 foi aberto através do Aviso n.º 12802-Y/2018.

As candidaturas apresentadas ao abrigo do Aviso de Abertura n.º 12497-A/2018,  consideram-se submetidas ao abrigo do Aviso n.º 12802-Y/2018. Sem prejuízo, podem os candidatos apresentar a desistência do procedimento concursal, através exclusivamente de envio de e-mail para o canal:im@acss.min-saude.pt, com indicação do nome completo, número de cédula profissional e número de inscrição no procedimento concursal (gerado pelo formulário on-line).

31.08.2018

No âmbito do procedimento concursal de ingresso no IM 2019, divulga-se versão atualizada do guia de documentação.

31.08.2018

Informam-se os interessados em apresentar candidatura ao procedimento concursal de ingresso no IM que o formulário de inscrição encontra-se disponível aqui.

Divulga-se manual de apoio à inscrição.

Os pedidos de esclarecimento / apoio devem ser remetidos ao Júri do Procedimento Concursal exclusivamente para: im@acss.min-saude.pt.

30.08.2018

Torna-se pública a abertura do procedimento concursal de ingresso no IM 2019, cujo prazo de candidatura tem início a 31 de agosto de 2018 e conclusão a 28 e setembro de 2018.

Os prazos, trâmites e formalismos para a apresentação de candidatura, bem como a demais informação, encontra-se prevista no Aviso de Abertura, cuja leitura se aconselha. O não cumprimento do Aviso de Abertura importa a não admissão ao procedimento concursal.

Divulga-se um guia de apoio à documentação. A sua entrega não é obrigatória nem dispensa ou substitui a entrega dos documentos requeridos no ponto 5.1. do Aviso de Abertura.

A secção das Perguntas Frequentes foi atualizada.

Os pedidos de esclarecimento devem ser remetidos ao Júri do Procedimento Concursal, exclusivamente pela via eletrónica: im@acss.min-saude.pt.

 17.05.2018

Informam-se os interessados no próximo procedimento concursal de ingresso no Internato Médico 2019, a abrir no terceiro trimestre de 2018, que a respetiva Prova Nacional de Seriação realiza-se no dia 15 de novembro de 2018, pelas 15h00 (14h00 na Região Autónoma dos Açores) e terá como referência Bibliográfica a 19.ª Edição do Livro Harrison’s Principles of Internal Medicine, na sua versão física, não integrando esta referência os capítulos já disponíveis em versão eletrónica.

Em conformidade com as normas transitórias do Regime Jurídico do Internato Médico publicado em 2018, a Prova é de realização única, bem como obrigatória para todos os candidatos admitidos ao procedimento concursal de ingresso no IM. Mais informações constarão do Aviso de Abertura desse procedimento, o qual será publicado em Diário da República e divulgado nesta página eletrónica.

Todas as exposições relativas ao Internato Médico devem ser remetidas exclusivamente para o canal: im@acss.min-saude.pt.

 

26.03.2018
Lista de Classificação Definitiva da Prova Nacional de Seriação 2017Tornam-se públicas, após apreciação das reclamações apresentadas, as Listas de Classificação Definitivas (Listas da  e chamadas) ordenadas por classificação descendente, agora afixadas e publicitadas, em conformidade com previsto no ponto 11.4 do Aviso de Abertura n.º 10016-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 167, Suplemento-C, de 30 de agosto, retificado pela Declaração de Retificação n.º 591-A/2017, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 176, 1.º Suplemento, de 12 de setembro. Em caso de igualdade nesta lista, prefere o candidato com classificação mais elevada obtida na licenciatura/mestrado integrado em Medicina.Os casos de empate serão dirimidos em sorteio público, o qual decorrerá em local e datas a indicar, nos termos do Regulamento do Internato Médico.Das listas agora divulgadas cabe recurso, a interpor no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do dia útil seguinte à sua publicação, para o Conselho Diretivo da ACSS, exclusivamente para o canal: im@acss.min-saude.pt.Mais se informa de que o processo de escolhas da área de especialização decorre no próximo mês de junho. A convocatória, o cronograma e a lista de seriação (construída após realização do sorteio público) serão divulgados, conforme o Aviso de Abertura, até ao final do próximo mês de maio. 
14.03.2018

Em virtude de dificuldades no envio das folhas de resposta da Prova Nacional de Seriação, realizada a 16 de novembro de 2017 (procedimento concursal de ingresso no IM 2018),  conforme solicitado pelos candidatos, dentro do prazo previsto para o efeito, e no sentido de acautelar os direitos e interesses legalmente protegidos na matéria, determina-se a prorrogação do referido prazo até 16 de março, inclusive.

As exposições devem ser remetidas exclusivamente para: im@acss.min-saude.pt.

08.03.2018

Consulta de folhas da Prova Nacional de Seriação realizada em 16 de novembro de 2017 (candidatos do Concurso IM 2018) 

Informam-se os candidatos ao Procedimento concursal de ingresso no IM 2018 que podem solicitar, junto dos organismos abaixo indicados, cópia da respetiva folha de prova realizada em 16 de novembro de 2017, devendo fazer-se acompanhar de documento identificativo, designadamente da Cédula Profissional atribuída pela Ordem dos Médicos.

Mais se informa que, em caso de total impossibilidade de comparência nos organismos mencionados, podem os candidatos:

  1. Fazer-se representar, junto da ARS ou RA, devendo, o representante apresentar cópia do BI ou cartão de cidadão do médico candidato, e declaração de representação assinada pelo próprio; ou
  2. Remeter o pedido para o e-mail da respetiva ARS ou RA, acompanhado de cópia de um dos documentos identificativos supra referidos.

LISBOA
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (Provas realizadas em Lisboa)
Avenida Estados Unidos da América, 75-77
1749-096 LISBOA
apaula@arslvt.min-saude.pt

PORTO
Administração Regional de Saúde do Porto, I.P. (Provas realizadas em Braga e Porto)
Rua Prof. Álvaro Rodrigues, N.º 49
4100-040 PORTO
isabel.ribeiro@arsnorte.min-saude.pt

COIMBRA 
Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. (Provas realizadas na Covilhã e Coimbra)
Alameda Júlio Henriques, s/n
3001-553 COIMBRA
mgrochete@arscentro.min-saude.pt

PONTA DELGADA (REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES)
Hospital Divino Espírito Santo (provas realizadas na R.A. dos Açores)
Av. D. Manuel I,
9500-370 PONTA DELGADA
Vitoria.LL.Faustino@azores.gov.pt

FUNCHAL (REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA)
Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, I.P. – RAM (provas realizadas na R.A. da Madeira)
Rua das Pretas, N.º 1
9004-515 FUNCHAL
iasaude@iasaude.sras.gov-madeira.pt

Após obter a cópia de folha de respostas, solicita-se que sejam confirmadas as respostas efetivamente dadas e, havendo alegada discrepância, seja remetido e-mail exclusivamente para: im@acss.min-saude.pt. Deve ser respeitado o prazo de reclamação (data limite: 14 de março de 2018).

07.03.2018

Lista provisória de classificações da Prova Nacional de Seriação 2017 – 1ª e 2ª chamadasTornam-se públicas as listas de classificação provisória, organizadas por ordem alfabética, da Prova Nacional de Seriação, realizada a 16 de novembro de 2017, no âmbito do Procedimento Concursal  de Ingresso no Internato Médico 2018, conforme previsto no ponto 11.1 do respetivo Aviso de Abertura.

Publica-se ainda a lista de candidatos que após a realização da Prova Nacional de Seriação, procederam à desistência do Procedimento Concursal.

Lista de Classificação Provisória

Lista de Classificação Provisória – 2.ª chamada

Lista de Desistências

Os candidatos podem reclamar até dia 14 de março de 2018 (data limite de entrada nos serviços da ACSS) sobre qualquer inexatidão constatada nas listas exclusivamente para o canal: im@acss.min-saude.pt.

21.02.2018

Prova Nacional de Seriação 2017  | Concurso IM 2018 – Ingresso no Ano Comum e Formação Específica – 2.ª Chamada

Após análise das reclamações apresentadas pelo Júri de Recurso, com base na fundamentação infra, republica-se  a chave definitiva da Prova Nacional de Seriação realizada na 2.ª Chamada.

Chave Definitiva

Exame B – 2.ª Chamada

Fundamentação apresentada pelo Júri de Recurso

Hematologia Cardiologia Gastroenterologia

 

  15.02.2018

Informa-se que, após a publicitação da lista de classificação provisória, no próximo dia 7 de março, os candidatos podem solicitar, junto da Administração Regional de Saúde, I.P., da zona geográfica em que tenham realizado a Prova Nacional de Seriação (procedimento concursal de ingresso no IM 2018), a cópia da respetiva folha de respostas. Para o efeito, os candidatos devem preferir a via eletrónica, através do envio de e-mail a solicitar o acesso com indicação dos dados seguintes:

– nome completo;

– n.º da cédula profissional;

 15.02.2018

Prova Nacional de Seriação 2017  | Concurso IM 2018 – Ingresso no Ano Comum e Formação Específica

Informam-se os candidatos do Concurso IM 2018 que foram recebidas várias reclamações, tendo o júri de recurso sobre a matéria, considerado que deveriam ser alteradas as chaves provisórias relativas às  seguintes perguntas:

No teste A1 (branco)

– Acrescenta-se a alínea 2 à pergunta 83;

– Altera-se a chave da pergunta 86, que passa a ser a alínea 2.

 

No teste A2 (azul)

– Acrescenta-se a alínea 3 à pergunta 3;

– Altera-se a chave da pergunta 6, que passa a ser a alínea 3.

 

No teste A3 (amarelo)

– Acrescenta-se a alínea 1 à pergunta 63;

– Altera-se a chave da pergunta 66, que passa a ser a alínea 1.

 

Chaves Definitivas

Exame A1 (Branco) Exame A2 (Azul) Exame A3 (Amarelo)

 

Fundamentação apresentada pelo Júri de Recurso

Nefrologia Hematologia Cardiologia Pneumologia Gastrenterologia

 

Divulga-se também a chave definitiva da Prova da 2.ª Chamada

 Exame B 

 

09.02.2018

Informação aos candidatos da Prova Nacional de Seriação (IM 2018). 

19.12.2017

Divulga-se a lista definitiva de colocados no Ano Comum relativa ao Concurso IM 2018, devidamente homologada por deliberação do Conselho Diretivo da ACSS, de 19 de dezembro de 2017, devendo os candidatos admitidos ao internato médico comparecer nos respetivos organismos de saúde no dia 2 de janeiro de 2018, ou em data a indicar pelas respetivas Direções/Coordenações do Internato Médico.

Divulga-se igualmente a lista de colocação no Ano Comum, da candidata que efetuou a PNS na 2ª Chamada.

07.12.2017

Em conformidade com o ponto 10.5, do Aviso de Abertura n.º 10016-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 167, Suplemento-C, de 30 de agosto, retificado pela Declaração de Retificação n.º 591-A/2017, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 176, 1.º Suplemento, de 12 de setembro,torna-se pública a lista de colocação em estabelecimentos de formação do ano comum relativa ao Concurso 2018, por ordem alfabética, cabendo reclamação da mesma até ao próximo dia 15 de dezembro (a remeter exclusivamente para o endereço: im@acss.min-saude.pt), sendo a lista definitiva divulgada nesta mesma página eletrónica, até dia 19 de dezembro.

05.12.2017

Nos termos do n.º 8.10 do Aviso de Abertura n.º 10016-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 167, Suplemento-C, de 30 de agosto, retificado pela Declaração de Retificação n.º 591-A/2017, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 176, 1.º Suplemento, de 12 de setembro, divulga-se a lista definitiva de candidatos admitidos/excluídos relativa ao Concurso IM 2018.

28.11.2017

Recorda-se que se encontra a decorrer o processo de escolhas para ingresso e frequência do Ano Comum, no âmbito do procedimento concursal de ingresso no IM 2018, que termina no próximo dia 5 de dezembro.
Todos os candidatos para ingresso e frequência do Ano Comum devem, obrigatoriamente, selecionar as 35 (trinta e cinco) opções de escolha.

As instituições devem ser indicadas, por ordem de prioridade, na plataforma de acesso ao formulário de candidatura do procedimento concursal de ingresso no IM 2018.

Mais informamos que a  inserção das 35 instituições de saúde deverá ser realizada, obrigatoriamente, até ao próximo dia 5 de Dezembro, sob pena de inviabilização do processo de colocação nos termos previstos no Regime Jurídico do Internato Médico e do Aviso de Abertura do procedimento concursal.

24.11.2017

Por deliberação do Conselho Diretivo da ACSS, foi a Dra. Maria Isabel Lourenço de Barros Alves autorizada a comparecer à 2.ª chamada da Prova Nacional de Seriação 2017, a qual decorreu nas instalações da ACSS, no dia 24 de novembro de 2017.

Nesse seguimento publica-se a chave provisória bem como o requerimento de reclamação.

 

Requerimento de Reclamação (24.11.2017) 

Reclamação Exame B – 2ª Chamada

Só serão atendidas as reclamações efetuadas e remetidas para a ACSS, nos termos do disposto nos pontos 9.3 e 9.4 do Aviso de Abertura do respetivo Concurso, até 5 dezembro de 2017.

Prova Nacional de Seriação 2017 (Concurso IM 2018)
Chave Provisória (2.ª chamada) – (24/11/2017)

Chave Exame B – 2ª Chamada

24.11.2017

Publica-se retificação da lista provisória de admitidos/excluídos relativa ao procedimento concursal de ingresso no IM 2018, com referência à classificação atribuída pelas escolas médicas portuguesas e estrangeiras e respetiva média final obtida na licenciatura/mestrado integrado em medicina.

Da mesma cabe reclamação no prazo de 3 dias úteis, até 29 de novembro de 2017 (inclusive), exclusivamente para o canal  im@acss.min-saude.pt.

23.11.2017

Nos termos do n.º 8.9 do Aviso de Abertura n.º 10016-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 167, Suplemento-C, de 30 de agosto, retificado pela Declaração de Retificação n.º 591-A/2017, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 176, 1.º Suplemento, de 12 de setembro, divulga-se a lista provisória de admitidos/excluídos relativa ao Concurso IM 2018, com referência à classificação atribuída pelas escolas médicas portuguesas e estrangeiras e respetiva média final obtida na licenciatura/mestrado integrado em medicina, da qual cabe reclamação no prazo de 3 dias úteis, exclusivamente para o canal  im@acss.min-saude.pt.

17.11.2017

Requerimento de Desistência
Requerimento de desistência da Prova Nacional de Seriação
Data limite para entrega do requerimento: 22 de Novembro de 2017 (exclusivamente para: im@acss.min-saude.pt)

Requerimentos de Reclamação
Requerimento para reclamação – Reclamação A1/2017 (Cor branca)
Requerimento para reclamação – Reclamação A2/2017 (Cor azul)
Requerimento para reclamação – Reclamação A3/2017 (Cor amarela)
Só serão atendidas as reclamações efetuadas e remetidas para a ACSS, I.P. nos termos do disposto nos pontos 9.3 e 9.4 do Aviso de Abertura do respetivo Concurso, até 24 de novembro de 2017.

Prova Nacional de Seriação 2017 (Concurso IM 2018)
Chave Provisória (1.ª chamada) – (16/11/2017)
Chave – Prova A1(Cor branca)
Chave – Prova A2 (Cor azul)
Chave – Prova A3 (Cor amarela)  

Pedido de declaração de presença na PNS/2017 realizada no dia 16 de novembro
Informam-se os candidatos ao Concursos IM 2018, interessados no envio de declaração de presença na Prova Nacional de Seriação, realizada em 16 de novembro de 2017, que o poderão solicitar através do  e-mail: im@acss.min-saude.pt

14.11.2017

Devido a alterações na disponibilidade das salas do Campus 2 do Instituto Politécnico do Porto, procede-se à republicação da lista de distribuição, por local e sala, dos candidatos à Prova Nacional de Seriação, a realizar no dia 16 de novembro, nos termos do disposto no ponto 8.2 do Aviso do Procedimento Concursal de ingresso no IM2018.

10.11.2017

Publicam-se a lista de distribuição de candidatos, por local e sala,  à Prova Nacional de Seriação a realizar no dia 16 de novembro, nos termos do disposto no ponto 8.2 do Aviso do Procedimento Concursal de ingresso no IM2018.

08.11.2017

Publica-se retificação da lista dos locais de realização da Prova Nacional de Seriação de 2017, com a alteração da designação do local indicado para o Porto.

31.10.2017

Nos termos do disposto no ponto 2.1 do Aviso de Abertura do Procedimento Concursal de Ingresso no Internato Médico – IM 2018, torna-se público  o mapa de vagas referente ao Ano Comum o qual aguarda publicação em Diário da República.

Mais se informam os candidatos, que o processo de escolhas das Instituições, para efeitos de ingresso no Ano Comum, decorrerá no período de 20 de Novembro a 5 de Dezembro. Cada candidato deverá obrigatoriamente escolher, por ordem de prioridade, 35 instituições.

Informa-se ainda que as 35 instituições devem ser indicadas na plataforma utilizada para aceder ao formulário de candidatura do procedimento concursal de ingresso no IM 2018.

Após a indicação, os candidatos devem “Gravar”. Confirmando-se a regular gravação, o processo é finalizado, não sendo necessário a prática de qualquer ato adicional (v.g., o envio de qualquer impressão ou documento comprovativo dessa gravação).

24.10.2017

Republica-se a lista de candidatos ao Procedimento Concursal de Ingresso no IM 2018, nos termos do Aviso n.º 10016-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 167, Suplemento-C, de 30 de agosto, alterado pela Declaração de Retificação n.º 591-A/2017, de 8 de setembro, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 176, 1.º Suplemento, de 12 de setembro.

Aconselha-se aos interessados a consulta da versão eletrónica do respetivo formulário junto da plataforma eletrónica disponibilizada no site da ACSS.

Ficam os candidatos constantes da mesma notificados para, nos termos dos artigos 121.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, querendo, alegar, por escrito, o que tiverem por conveniente no prazo de 10 (dez) dias úteis, exclusivamente pela via eletrónica (im@acss.min-saude.pt), ou seja, até 8 de novembro de 2017 (inclusive).

23.10.2017

 

Torna-se pública a lista de candidatos ao Procedimento Concursal de Ingresso no IM 2018, nos termos do Aviso n.º 10016-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 167, Suplemento-C, de 30 de agosto, alterado pela Declaração de Retificação n.º 591-A/2017, de 8 de setembro, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 176, 1.º Suplemento, de 12 de setembro.

Aconselha-se aos interessados a consulta da versão eletrónica do respetivo formulário junto da plataforma eletrónica disponibilizada no site da ACSS.

Ficam os candidatos constantes da mesma notificados para, nos termos dos artigos 121.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, querendo, alegar, por escrito, o que tiverem por conveniente no prazo de 10 (dez) dias úteis, exclusivamente pela via eletrónica (im@acss.min-saude.pt), ou seja, até 7 de novembro de 2017 (inclusive).

09.10.2017

 

Torna-se pública a lista provisória de candidaturas ao procedimento concursal de ingresso no Internato Médico 2018, aberto pelo Aviso de Abertura n.º 10016-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 167, Suplemento-C, de 30 de agosto, retificado pela Declaração de Retificação n.º 591-A/2017, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 176, 1.º Suplemento, de 12 de setembro.

Aconselha-se aos interessados a consulta da versão eletrónica do respetivo formulário junto da plataforma eletrónica disponibilizada no site da ACSS, para tomar conhecimento da documentação em falta.

Em caso de reclamação/exposição, deve a mesma ser remetida exclusivamente pela via eletrónica (im@acss.min-saude.pt), até  dia 16 de outubro de 2017 (inclusive).

 

13.09.2017

Informam-se os interessados que foi publicada a Declaração de Retificação do Aviso de Abertura do procedimento concursal de ingresso no IM 2018.

05.09.2017

Informam-se os interessados no procedimento concursal de ingresso no Internato Médico da publicação, em Diário da República da abertura do processo de candidatura à realização da prova de comunicação médica (PCM), a qual constitui requisito obrigatório de ingresso no Internato Médico para os candidatos titulares de qualificação académica obtida em estabelecimento de ensino superior estrangeiro, conforme previsto no n.º 1 do artigo 32.º do Regulamento do Internato Médico, aprovado pela Portaria n.º 224 -B/2015, de 29 de julho.

Os interessados na realização da PCM devem entrar em articulação com a Ordem dos Médicos portuguesa no sentido de obter esclarecimentos e proceder à respetiva candidatura.

01.09.2017

Informam-se os interessados em apresentar candidatura ao procedimento concursal que o formulário de candidatura encontra-se disponível através de acesso ao link na figura abaixo.

registo-plataforma-azul

 A candidatura deverá ser impressa, assinada e remetida à ACSS, I.P., durante o período de 1 a 22 de setembro, para a morada indicada no Aviso de Abertura (ponto 4.3).

Mais se informa, que os pedidos de esclarecimento, relativamente ao presente concurso, devem ser formulados, exclusivamente, através do e-mail do Internato Médico: im@acss.min-saude.pt.

 31.08.2017

Informa-se que foram atualizadas as Perguntas Frequentes (FAQ) relativas ao Internato Médico.

 30.08.2017

Informam-se os interessados no procedimento concursal de ingresso no Internato Médico 2018, que a Prova de Comunicação Médica decorrerá no período compreendido entre os dias 20 e 25 de setembro, nas sedes das Secções Regionais do Norte, do Centro e do Sul da Ordem dos Médicos e, no caso das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, nas respetivas sedes distritais da Ordem (Ponta Delgada e Funchal), nos termos do Aviso remetido para publicação em Diário da República.

Os interessados devem entrar em contacto com a Ordem dos Médicos para obter esclarecimentos ou proceder à respetiva inscrição.

30.08.2017

Informam-se os interessados que, por despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, de 25 de agosto de 2017, nos termos do Decreto-Lei n.º 86/2015, de 21 de maio, e do artigo 29.º do Regulamento do Interno Médico, aprovado em anexo à Portaria n.º 224-B/2015, de 29 de julho, o  prazo de inscrição no concurso de ingresso no Internato Médico 2018, decorre no período de 1 a 22 de setembro de 2017.

O link para a plataforma eletrónica, na qual consta o formulário de candidatura, será disponibilizado na data da abertura do procedimento concursal.

Mais se informa, que os pedidos de esclarecimento, relativamente ao presente concurso, devem ser formulados, exclusivamente, através do e-mail do Internato Médico: im@acss.min-saude.pt

Aviso de abertura do Concurso Internato Médico 2018 – Ingresso no Internato

Manual de Apoio à inscrição no Concurso Internato Médico 2018

Declaração de Compromisso de Honra

07.06.2017

Informam-se os candidatos ao próximo procedimento concursal para ingresso no Internato Médico 2018, a abrir no terceiro trimestre de 2017, que a respetiva Prova Nacional de Seriação realiza-se no dia 16 de novembro de 2017, e terá como referência Bibliográfica a 19.º Edição do Livro Harrison’s Principles of Internal Medicine, na sua versão física, não integrando esta referência os capítulos já disponíveis em versão eletrónica.

24.04.2017

AVISO – (Internato Médico IM 2015) No âmbito da Ação Administrativa que corre termos no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, 1.ª U.O., sob o n.º de processo 649/16.0BELLE, em que é Autor Dinis José Viegas Calçada.

A pedido do mencionado tribunal, procede-se à publicação do aviso para citação dos contra interessados.

 29.03.2017

Lista de Classificação Definitiva da Prova Nacional de Seriação 2016

Informam-se os candidatos ao Concurso IM 2017 que, após a apreciação das reclamações sobre a lista provisória de classificações relativa à PNS, divulgada no site da ACSS em 6 de março de 2017, foi elaborada a Lista de Classificação Definitiva ordenada por classificação descendente, agora afixada e publicitada, em conformidade com previsto no ponto 11.3 do aviso de abertura n.º 10879-A/2016, de 31 de agosto, preferindo, em caso de igualdade nesta lista, o candidato com classificação mais elevada obtida na licenciatura/mestrado integrado em Medicina.
Nos casos em que  ainda subsistirem empates, após a aplicação da regra anteriormente referida, os candidatos serão listados por ordem alfabética, sem prejuízo da aplicação da regra de sorteio, para efeitos de escolha da área de especialização.

Mais se informa, que de acordo com o ponto 11.5 do mesmo aviso, da lista de classificação definitiva, agora divulgada, cabe recurso, a interpor no prazo de 5 dias úteis, a contar do dia útil seguinte à sua publicação, para o Conselho Diretivo da ACSS.

 06.03.2017

Lista provisória de classificações da Prova Nacional de Seriação 2016 

Torna-se pública a lista de classificação provisória, organizada de forma alfabética, da Prova Nacional de Seriação para Concurso de Ingresso no Internato Médico de 2017.

Lista de Classificação Provisória

Os candidatos podem reclamar, até dia 14 de março de 2017 (data limite de entrada nos serviços da ACSS), sobre qualquer inexatidão constatada na lista de classificação provisória, através do e-mail: im@acss.min-saude.pt.

16.02.2017

Consulta de folhas da Prova Nacional de Seriação realizada em 17 de novembro de 2016 (candidatos do Concurso IM 2017) 

Informam-se os candidatos ao Concurso IM 2017 que podem solicitar, junto dos organismos abaixo indicados, cópia da respetiva folha de prova realizada em 17 de novembro de 2016, devendo fazer-se acompanhar de documento identificativo, designadamente, do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade ou Cédula Profissional atribuída pela Ordem dos Médicos.

Mais se informa que, em caso de total impossibilidade de comparência nos organismos mencionados, podem os candidatos:

  •  Fazer-se representar, junto da ARS ou RA, devendo, o representante, apresentar cópia do BI ou cartão de cidadão do médico candidato, e declaração de representação assinada pelo próprio; ou
  • Remeter o pedido para o e-mail da respetiva ARS ou RA, acompanhado de cópia de um dos documentos identificativos supra referidos.

LISBOA
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.
Avenida Estados Unidos da América, 75-77
1749-096 LISBOA
apaula@ARSLVT.MIN-SAUDE.PT

PORTO
Administração Regional de Saúde do Porto, I.P.
Rua Prof. Álvaro Rodrigues, N.º 49
4100-040 PORTO
isabel.ribeiro@arsnorte.min-saude.pt

COIMBRA
Administração Regional de Saúde do Centro, I.P.
Alameda Júlio Henriques, s/n
3001-553 COIMBRA
mgrochete@arscentro.min-saude.pt

ALENTEJO
Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P.
Rua Dr. Joaquim Henrique da Fonseca, nº 20 (UGRH)
7000-890 Évora
conceicao.barriga@arsalentejo.min-saude.pt

ALGARVE
Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P.
E.N. 125 Sítio das Figuras, lote 1, 2º andar
8005 – 145 Faro
aguerreiro@arsalgarve.min-saude.pt

PONTA DELGADA (REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES)
Hospital Divino Espírito Santo
Av. D. Manuel I,
9500-370 PONTA DELGADA
Vitoria.LL.Faustino@azores.gov.pt

FUNCHAL (REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA)
Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, I.P. – RAM
Rua das Pretas, N.º 1
9004-515 FUNCHAL
iasaude@iasaude.sras.gov-madeira.pt

Informa-se, ainda, os candidatos, que as reclamações à lista provisória de classificações, só podem ser apresentadas após a divulgação desta no site, prevista para dia 7 de março, conforme previsto no ponto 11.1 do respetivo Aviso.

 

 16.02.2017

Prova Nacional de Seriação 2016  | Concurso IM 2017 – Ingresso no Ano Comum e Formação Específica

Informam-se os candidatos do Concurso IM 2017 que foram recebidas várias reclamações, tendo o júri de recurso sobre a matéria, considerado que deveriam ser alteradas as chaves provisórias relativas às perguntas n.ºs 47 (teste branco); 67 (teste azul) e 27 (teste amarelo), e às perguntas n.ºs 68 (teste branco); 88 (teste azul) e 48 (teste amarelo).

Chaves Definitivas

Exame A1 (Branco) Exame A2 (Azul) Exame A3 (Amarelo)

Fundamentação apresentada pelo Júri de Recurso

Nefrologia Hematologia Cardiologia Pneumologia Gastrenterologia

 

19.12.2016

Divulga-se a lista definitiva de colocados no ANO COMUM relativa ao Concurso IM 2017, devendo os candidatos admitidos ao internato médico comparecer nos respetivos organismos de saúde no dia 2 de janeiro de 2017, ou em data a indicar pelas respetivas Direções/Coordenações do Internato Médico.

 16.12.2016

Informam-se os candidatos ao Concurso IM2017 (Ingresso no Ano Comum) que, para efeitos do procedimento concursal, são considerados como desistências os pedidos com entrada nestes serviços, até às 24 horas do dia 18 de Dezembro. Os pedidos de desistência deverão ser enviados através do email im@acss.min-saude.pt.

09.12.2016

Em conformidade com o ponto 10.4 do Aviso n.º 10879-A/2016, de 31 de agosto, torna-se pública a lista de colocação em estabelecimentos de formação do ano comum relativa ao Concurso 2017, por ordem alfabética, cabendo reclamação da mesma até ao próximo dia 16 de dezembro (a remeter para o endereço: im@acss.min-saude.pt), sendo a lista definitiva divulgada no site da ACSS, até final do dia 19 de dezembro.

30.11.2016

Divulga-se a lista de candidatos admitidos ao processo de colocação no ano comum, relativo ao Concurso IM 2017, com referência à classificação atribuída pelas escolas médicas portuguesas e estrangeiras, e respetiva média final obtida na licenciatura/mestrado integrado em medicina (quando aplicável), para confirmação por parte dos candidatos, até ao dia 7 dezembro de 2016, uma vez que a referida informação será utilizada para efeitos de colocação automática nesta formação médica, conjuntamente com a indicação das 35 instituições de saúde selecionadas em aplicativo informático.

22.11.2016

Período de escolhas e ordenação dos estabelecimentos de saúde para a realização do Ano Comum 2017

Informam-se os candidatos que desejam ingressar no Ano Comum, que se encontra aberto em aplicação informática, a partir de 23 de novembro, o campo que permite a indicação, no mínimo e por ordem de preferência dos 35 estabelecimentos de saúde para a realização daquela formação, conforme previsto nos termos do n.º 2.2 do Aviso n.º 10879-A/2016, de 31 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 167, alterado pelo Aviso n.º 14511-A/2016, publicado no Diário da República, 2.ª Série , n.º 222, de 18 de novembro.Mais se informa que a escolha dos estabelecimentos supra mencionados pode ser realizada no período de 23 a 7 de dezembro de 2016, sob pena de aplicação do previsto no n.º 9.2 do aviso de abertura referido.

Em caso de impossibilidade, devidamente justificada, de acesso à plataforma informática, pode o candidato remeter à ACSS as suas 35 opções/escolhas pelo correio, através de carta registada, com aviso de receção, para “Internato Médico/2017”, Parque de Saúde de Lisboa/Edifício 18/Av.ª do Brasil 53, 1700-063, Lisboa ou através do email: im@acss.min-saude.pt, devendo a correspondência ser recebida na ACSS até dia 7 de dezembro.

Mais se informa que a lista provisória de colocados no Ano Comum será divulgada no dia 9 de dezembro (cfr. ponto 10.4 do aviso de abertura), com início da formação em 2 de janeiro de 2017.

21.11.2016

Nos termos do n.º 9.3 do Aviso n.º 10879-A/2016, de 31 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 167, alterado pelo Aviso n.º 14511-A/2016, de 18 de novembro, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 222, divulga-se a lista definitiva de admitidos/excluídos relativa ao Concurso IM 2017.

21.11.2016

Informa-se os candidatos ao Concurso IM 2017, ingresso no Ano Comum, que foi alterado o Aviso de Abertura do Concurso nos termos do documento anexo.

Aviso nº 14511-A/2016

18.11.2016

Chave provisória – Prova A1 (Cor branca)

Chave provisória – Prova A2 (Cor azul)

Chave provisória – Prova A3 (Cor amarela)

Requerimento para reclamação Chave provisória – Prova A1 (Cor branca)

Requerimento para reclamação Chave provisória – Prova A2 (Cor azul)

Requerimento para reclamação Chave provisória – Prova A3 (Cor amarela)

Requerimento de desistência do procedimento concursal IM 2017

 

15.11.2016

L.sta de candidatos admitidos à Prova Nacional de Seriação 2016

Orientações para os candidatos admitidos à Prova Nacional de Seriação 2016

7.11.2016

Divulga-se a lista de candidatos não admitidos à Prova Nacional de Seriação, a realizar no próximo dia 17 de novembro, relativa ao Concurso IM 2017, informando-se que os candidatos se podem/devem pronunciar sobre a mesma até ao próximo dia 11 de novembro.

4.11.2016

Divulga-se a lista de convocados para a Prova Nacional de Seriação, a realizar no próximo dia 17 de novembro, relativa ao Concurso IM 2017, podendo os respetivos candidatos pronunciarem-se sobre a mesma até ao próximo dia 11 de novembro.

31.10.2016

Locais de realização da Prova Nacional de Seriação de 2016.

12.10.2016

Divulga-se a lista provisória de candidatos admitidos/admitidos condicionalmente e excluídos do Concurso IM 2017, com referência a documentação entregue nos serviços da ACSS, I.P., até à presente data, cumprindo informar que devem os mesmos proceder ao envio da restante documentação prevista no aviso de abertura do procedimento, até ao próximo dia 20 de outubro.

7.10.2016

Informam-se os candidatos do Concurso Internato Médico 2017 que, considerando que não foi ainda rececionada, nos serviços da ACSS a totalidade das candidaturas entregues junto das Administrações Regionais de Saúde e das Regiões Autónomas, não se mostra possível dar hoje cumprimento ao disposto no ponto 9.1 do Aviso de abertura do concurso, pelo que a data prevista, 6 de outubro, para a divulgação da lista provisória de candidatos admitidos/admitidos condicionalmente e excluídos ao concurso é alterada para o próximo dia 12 de outubro.


31.08.2016

Informam-se os interessados que, por despacho do Secretário de Estado da Saúde, de 30 de agosto de 2016, nos termos do Decreto-Lei n.º 86/2015, de 21 de maio, e do artigo 29.º do Regulamento do Interno Médico aprovado, em anexo à Portaria n.º 224-B/2015, de 29 de julho, o  prazo de inscrição no concurso de ingresso no Internato Médico 2017, decorre no período de 1 a 21 de setembro de 2016.

Para aceder ao formulário de candidatura, clique na área abaixo identificada.

registo-plataforma-azul

Mais se informa, que os pedidos de esclarecimento, relativamente ao presente concurso, devem ser formulados, preferencialmente, através do e-mail do Internato Médico: im@acss.min-saude.pt.

Manual de Apoio à inscrição no Concurso Internato Médico 2017

Declaração de Compromisso de Honra

Aviso de abertura do Concurso Internato Médico 2017 – Ingresso no Internato

Mapa de vagas do Concurso Internato Médico 2017 – Ingresso no Ano Comum


26.08.2016

Publicação do aviso de abertura do processo de candidatura à realização da Prova de Comunicação Médica – Aviso nº 10676/2016, de 26 de agosto.


7.06.2016

Informam-se os candidatos ao próximo procedimento concursal para ingresso no Internato Médico em 2017 (concurso único), que a respetiva Prova Nacional de Seriação realiza-se no dia 17 de novembro de 2016, e terá como referência Bibliográfica a 19.º Edição do Livro Harrison’s Principles of Internal Medicine, na sua versão física, não integrando esta referência os capítulos já disponíveis em versão eletrónica.

imagem do post do Concurso de Ingresso